3 livros para quem quer abrir o próprio posto de gasolina

Abrir um posto de gasolina exige preocupação com diversos aspectos legais e de regulamentação. Por apresentar riscos mais elevados, a atividade tem regras variadas, como sobre o monitoramento ambiental, plano para acidentes, obrigações de segurança do trabalho e outras. Para se preparar corretamente, a leitura pode ajudar!

Com a experiência de profissionais que já passaram pelo mesmo que você, é possível ter dicas e orientações que fazem a diferença. Os títulos certos, inclusive, removem alguns obstáculos do caminho até durante a operação da empresa.

Na sequência, veja 3 sugestões de livros para abrir um posto de gasolina e se torne mais qualificado para a tarefa!

1. “A Arte do Começo — O Guia Definitivo para Iniciar o seu Projeto”.

Começar um negócio, qualquer que seja, é sempre um desafio. No caso dos postos de combustível, os desafios podem ser ainda mais intensos. De toda forma, um momento é crucial: o início. Iniciar corretamente é essencial para que a sua estratégia seja bem-sucedida. Por isso, um dos títulos é “A Arte do Começo — O Guia Definitivo para Iniciar o seu Projeto”.

Na obra, o autor Guy Kawasaki mostra quais são os processos essenciais para destacar a sua marca, criar diferenciais e começar um negócio. Também é útil para dar o start em novos projetos, como a implementação de tecnologia para que o seu posto se torne ainda mais eficiente.

2. “Gestão Ambiental Empresarial — Conceitos, Modelos e Instrumentos”

Em um posto de gasolina, uma das principais preocupações deve ser com o meio ambiente É preciso reconhecer, evitar e mitigar os riscos, de modo que possíveis problemas sejam contornados. Afinal, vazamentos podem contaminar lençóis freáticos, o solo e até a comunidade no entorno, por exemplo. Sem a atenção necessária, a empresa não consegue nem sequer começar a operar com a devida autorização.

Pensando nisso, o livro “Gestão Ambiental Empresarial — Conceitos, Modelos e Instrumentos” é essencial. Escrito por José Carlos Barbieri, traz uma série de reflexões e de informações sobre como priorizar o cuidado ambiental. Além das práticas obrigatórias, como as previstas na Resolução CONAMA Nº 273 para o licenciamento, há outras medidas que podem ajudar. Assim, seu negócio se torna responsável na parte ambiental.

3. “Pipeline de Liderança”

Um bom posto de gasolina não depende apenas de quem empreende. É preciso oferecer bom atendimento aos clientes e cuidar de todas as etapas operacionais. Já que a presença dos profissionais é essencial, a liderança também é crucial para os bons resultados.

Em “Pipeline de Liderança”, Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel apresentam conceitos essenciais para formar líderes completos. O “funil” de liderança envolve metodologias de organização da estrutura hierárquica, boas práticas para gestores e os desafios atuais. Com uma liderança inspiradora, é possível maximizar o desempenho da empresa.

Ao decidir abrir um posto de gasolina, ter os conhecimentos desses livros fará toda a diferença. Não deixe de absorver as experiências desses e de outros títulos para potencializar os seus resultados.

Achou a lista útil? Compartilhe o post nas suas redes sociais e marque os amigos que também têm interesse no tema!

Comentários desativados em 3 livros para quem quer abrir o próprio posto de gasolina